O que eu aprendi sobre Modéstia ?

O que eu aprendi sobre Modéstia ?



Cristã à quase três anos, iniciei minha caminhada numa tradicional Assembleia de Deus próximo a minha casa. Lá eu fui acolhida, instruída, discipulada. Com muito amor e paciência me foi ensinado os valores cristãos e aos poucos eu não era mais eu, ou melhor, eu finalmente podia ser quem eu sempre fui longe da influência negativa que a sociedade secular costumava ter sobre mim.  Meus amigos e líderes maravilhosos me ensinaram tudo o que eu deveria saber sobre “como ser cristã”. Não, eles não me deram um manual pra ler ou enchiam minha cabeça de legalismo institucional. Simplesmente as dúvidas surgiam, as conversas brotavam e a influência próxima de excelentes homens e mulheres de Deus me ajudaram nessa brusca transformação de vida.

Logo, eu me sentia confortável de vestido na altura do joelho e decote em U escondendo tudo o que não é apropriado exibir. E foi assim que eu descobri que ser uma Mulher Piedosa é ser uma camponesa francesa do século XV com uma cesta de frutas na mão e uma Bíblia na outra. Tá, talvez eu tenha exagerado um pouco, mas é exatamente assim que eu imagino o significado de Mulher Piedosa ao ver a atitude de algumas moças cristãs. Eu queria ser isso, então eu mudei meu guarda roupas para peças comportadas e também comprei salto, aprendi a me maquiar. Eu queria era ir pra igreja com uma make bem princesa e uma roupa bem princesa, afinal de contas, eu era uma aspirante à Piedosa.

O que eu irei caracterizar agora, não se refere às moças da minha igreja de forma exclusiva e sim às moças cristãs de todo meu país. Nossas igrejas estão repletas de mulheres lindas e impecáveis externamente. Verdadeiras princesas. Roupa pra ir no culto? Tem que ser nova! É uma ocasião especial! “Vamos à Casa do Senhor, temos que por nossa melhor roupa e se arrumar para Jesus”. Ah, e eu nem preciso dizer que não pode repetir a mesma roupa dois domingos seguidos. São horas arrumando o cabelo, maquiagem e a roupa do culto muitas vezes já  foi decida há dias, ou pior, ainda não foi decidida e há uma chance de ela se atrasar pro culto porque precisa analisar com calma com qual look ela vai adorar a Cristo essa noite. 

A crítica pode ter sido pesada, mas essa é a realidade de nossas igrejas . As mulheres mundanas tem sua maneira de chamar a atenção e as mulheres cristãs também. Todo domingo é uma guerra de looks e se uma irmã usar uma roupinha mais colada? “Como a fulana tem coragem de vim pra igreja com essa roupa?” Já irmã que tá com a roupa colada, já está se preocupando tanto com roupa que o desejo se ser o centro das atenções ultrapassou seu bom senso. E é assim que nossas igrejas estão cheias de mundanice usando saia midi. E eu estava lá.

Eu não via nenhum mal nisso. De fato, eu pensava que estava agradando a Deus deixando de lado as vestes vulgares que eu usava e trocando por roupas de uma serva de Deus. Afinal de contas, só porque eu sou crente não vou ser relaxada, não é? Mas o problema não é o tamanho da saia, é o coração. Da mesma forma que mulheres mundanas usam roupas curtas para chamar a atenção, as mulheres cristãs usam um traje glorioso para ser a rainha do culto e nessas duas ocasiões é lascívia. É óbvio que eu não to dizendo que todas as moças cristãs que se arrumam para ir ao culto estão cultivando esse pensamento pecaminoso. Mas eu vou deixar você, minha querida leitora, á refletir e analisar seu coração. 

Cada um examine os próprios atos, e então poderá orgulhar-se de si mesmo, sem se comparar com ninguém.
‭‭Gálatas‬ ‭6:4

Uma coisa que você notará em todos meus pensamentos transcritos é que eu só escrevo aquilo que se aplica a mim e é claro que hoje não seria diferente. Sai da minha igreja, deixei minha família e amigos para viver a aventura de fazer um intercâmbio em outro país. E foi morando na Austrália e vivendo uma cultura totalmente diferente da minha que Deus decidiu me ensinar algumas coisas que de fato, vivendo na bolha evangélica brasileira eu nunca teria aprendido.

Certo dia, fui visitar uma pequena igreja reformada num bairrro próximo onde morava. Era domingo de manhã e eu acordei mais cedo para fazer o famoso ritual de preparação para o culto. Não, eu não to falando de devocional. Eu levantei cedo, escolhi minha melhor roupa, maquiei, arrumei o cabelo e fui impecável para o culto. Preocupação essa que ao chegar na igreja percebia-se que somente eu a tive.

As pessoas estavam com roupa de ficar em casa mesmo. Não tinha maquiagem nem vestidos engomados ou chapinha cabelo. Terno e gravata? Nem o pastor. Todos ali tomaram o café da manhã com seus familiares e com a mesma roupa foram pro culto. Se você me conhece, deve achar que eu estou exagerando. Mas não estou!! As pessoas aqui vão ao culto de bermuda e descalço. DESCALÇO. Usar calçado, aparentemente não é algo popular na cultura australiana, visto que eles vão ao shopping, ao mercado, ao banco, à delegacia, ao cinema e a qualquer outro lugar que você possa imaginar sem os benditos dos sapatos, e na igreja não seria diferente. Nesse dia eu me senti desconfortável porque realmente eu estava chamando a atenção, mas claro que a culpa não era minha, era das irmãs que não se arrumavam para ir ao culto. Continua indo na igrejinha casualmente e mantendo o look de princesa, até decidir que era lá que eu queria congregar. E foi nesse meio tempo que Deus me ensinou algo muito valioso. 

VOCÊ NÃO ESTÁ SENDO UMA MULHER PIEDOSA!

A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e joias de ouro ou roupas finas. Ao contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus.
‭‭1 Pedro‬ ‭3:3-4‬ ‭

Eu pensava que vestes piedosas tinham haver com o cumprimento, mas não! Elas tem haver com a atenção. Se vestir de forma discreta não tem haver com o tamanho do seu vestido, isso é sobre você não ser o holofote do ambiente. Quando Jesus nos chama para ser a luz do mundo, ele tá falando da luz dele que reflete em nós e não do brilho da nossa aparência. Independente do ambiente que você está quem tem que brilhar é o Cristo que redimiu você. Não permita que as ideologias do mundo tenha influência sob você e principalmente sob a forma que você conduz sua caminhada cristã. A única forma de glorificarmos a Deus usando nossas vestes é lendo a Bíblia e entendendo quem Deus nos chama para ser. Em 1 Timóteo 2:9-10 vemos uma clara citação da genuína modéstia cristã. “Da mesma forma, quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição, não se adornando com tranças e com ouro, nem com pérolas ou com roupas caras, mas com boas obras, como convém a mulheres que declaram adorar a Deus”.
O final dessa passagem bíblica é o que me chama mais atenção. Devemos nos adornar de atitudes piedosas que é o exercício de amor ao próximo e uma genuína forma de glorificar a Deus. Não somos nós quem devemos ser o centro das atenções e sim o Deus que é glorificado em nós. Quanto mais você deseja aparecer menos Deus aparece através de você porque Ele não divide os holofotes. 

Para que não haja má explicação textual, vamos ao adendo. Não estou dizendo a você, minha irmã que é pecado se arrumar para ir ao culto. Estou querendo expressar minha ideia de que o coração humano é tão corrompido que até um simples ato de autoestima é capaz de te levar a pecar se isso não for feito de uma maneira ponderada. A ideia desse texto é te fazer pensar em quem você pensa mais antes do culto. Em você ou em Cristo? A simples resposta dessa questão pode te fazer entender a que ponto esse problema você está. Em uma igreja em que  boa parte das mulheres valorizam vislumbre das vestes, uma única moça cujo o coração está inclinado somente para adorar a Cristo pode ser a luz que ele vai usar parar ensinar às outras o que é se vestir mosdestiamente. Talvez todas nós possamos exercitar juntas essa ideia e aprender um pouquinho a cada dia o quão valioso é se permitir através da conduta, da modéstia e da discrição o quanto Cristo brilha em nós.

Para finalizar meu relato, eu preciso dizer que aprendi a ir aos cultos de forma discreta , mas sem dispensar o uso de um calçado (risos).  Hoje me sinto 100% confortável na pequena igreja que me acolheu do outro lado do mundo. Antes eu levava 1 e meia me enfeitando para ir a casa do Senhor, hoje eu reduzi esse tempo em 20 minutos. Ah, mas eu também capricho um pouco mais quando vou a um local onde eu sei que as pessoas estarão mais arrumadas e é dessa maneira que eu ainda estou aprendendo que equilíbrio é tudo. As vezes errando, as vezes dentro padrão, mas sempre tentando glorificar ao Senhor em cada novo ensinamento que ele em grande bondade me permite aprender. 

Que eu e você possamos ser por dentro e por fora quem Cristo nos fez pra ser e rejeitando qualquer padrão mudando de vida, seguindo e almejando sempre apenas o padrão santo que é nosso Senhor Jesus Cristo. 

A maior intimidade do cristão com Deus ocorre quando os pensamentos do Senhor substituem os nossos e, então, moldamos nosso comportamento de acordo com a mente de  Cristo

John MacArthur

Eu amo muito vocês, meninas.
Com muito amor, Nathalie.

Comentários