A GANÂNCIA É IDOLATRIA

A GANÂNCIA É IDOLATRIA



Começaremos esses parágrafos reflexivos definindo ganância e idolatria para um melhor desenvolvimento textual.

Ganância: é um sentimento humano que se caracteriza pela vontade de possuir tudo que se admira para si próprio. É a vontade exagerada de possuir qualquer coisa. É um desejo excessivo direcionado principalmente à riqueza material, nos dias de hoje pelo dinheiro. Contudo é associada também a outras formas de poder, tal qual influencia as pessoas de tal maneira que seus praticantes chegam ao cúmulo de corromper terceiros e se deixar corromper, manipular e enganar chegando ao extremo de tirar a vida de seus desafetos. Muitas vezes é confundida com ambição.

Idolatria: é um termo genérico para referir-se a quaisquer práticas de adoração a ídolos, sejam religiosos ou não;
                                                                                                    Fonte: https://pt.wikipedia.org/


Rolando o feed de uma rede social me deparo com uma frase que me chamou muito a atenção: Haverá um dia em que você poderá viajar para onde quiser e dinheiro não será problema. De forma instantânea, minha mente respondeu “não haverá”. A ganancia de possuir uma vida próspera, uma estética impecável, realização profissional plenamente satisfatória e um relacionamento amoroso de nível cinematográfico, está levando a consciência das pessoas à um estado de delírio e quando paramos para pra pensar no real estado da nossa vida, percebemos que é tudo uma droga pelo fato de não vivermos em um filme de Hollywood.

Eu gostaria que você percebesse isso sozinho, não gosto de ser a pessoa que transmite as más notícias mas se não há outro jeito, aqui vamos nós: Você nunca será rico, seu corpo é cheio de defeitos e mesmo que você se forme na profissão dos seus sonhos, ela não te trará uma vida plenamente satisfeita pois não há plenitude naquilo que pode escorrer das nossas mãos como areia da praia. Ah! Essa é minha parte favorita e eu estava quase esquecendo: Você não vai casar com um galã dos filmes de comédia romântica por que eles não existem. Na vida real o cara mais bonito e popular não se apaixona pela garota desajeitada. Rapazes, se olhem no espelho uma Megan Fox é areia demais para o caminhãozinho de vocês.

Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.
Colossenses 3:5

Minhas observações parecem ser cruéis, mas a ideia não é ser maléfica e sim de uma forma sensata mostrar a transparência da vida; por que sim, a vida costuma ser transparente para quem a observa com olhar antevidente. A ganancia por ter uma vida com padrões inatingíveis mata a satisfação de viver e torna a vida um fardo quase impossível de carregar. Idolatramos coisas que não temos e que provavelmente, nunca seremos sorteados no jogo da vida para possuir. Colocamos nossas esperanças em naquilo que nunca disporemos, criamos expectativas no que não temos posse e é claro que isso vai fazer da vida uma caixa de frustração, decepção e desanimo. Olhe ao seu redor, não há câmeras. A vida não é um filme da Netflix e Deus não é seu espectador.

Quantos anos ainda nos resta? Por quanto tempo mais nossos pés estarão firmes nesse solo? A vida é curta e ainda mais curta pra uns do que para outros e não é justo com nossa existência desperdiçar o curto tempo na terra correndo atrás de coisas que não nos pertence, entregando nosso coração à ídolos que nós criamos. Mas é impossível ser preenchido com algo raso que pode ser tirado de nós a qualquer momento. Você pode perder seu emprego dos sonhos, seu relacionamento pode fracassar, sua beleza vai acabar e uma conta bancária que transborda só atinge uma pequena parte da população mundial e provavelmente não será eu ou você. Mas é inevitável, o ser homano vai permitir que algo reine em seu coração. Não parece ser explícito, mas alimentar estilos de vida inexecutáveis é como trançar uma corda durante a vida e entrelaçar ao nosso pescoço a cada momento sufocante de frustração. Algumas pessoas saem desse exemplo imaginário e de forma literal resolvem se entrelaçar com a morte dando cabo da sua existência terrena por não aguentar o fardo de uma vida real.

"A coisa mais extraordinário do mundo é um homem comum, uma mulher comum e seus filhos comuns"
G.K Chesterton

Essa frase de Chesterton abre meu entendimento para a plenitude de uma vida sem ganância. Não que desejar ser um médico de sucesso seja um pecado, planejar estabilidade financeira não é errado, querer conhecer outros países não é ruim. Todas essas coisas são coisas boas e Deus se agrada de ver que estamos sonhando, planejando coisas maravilhosas para fazer com a vida que foi um presente dado por Ele, mas isso se torna arsênico quando perdemos o prazer na nossa vida por não alcançar tais conquistas. A única coisa mais difícil que lidar com essa verdade é aprender a ama-la. Só se pode amar a vida quem a reconhece com todos os seus altos, baixos e limitações nas quais é submetida. Impedir que o veneno da ganancia e da idolatria nos destrua é uma guerra travada no coração. Em Provérbios 4:23 lemos: “Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida”. A palavra “guardar” aqui mencionada significa “montar guarda” “proteger”. Para garantir um coração livre desse mal, devemos protege-lo a todo custo de tudo o que nos faz perder o prazer de viver e nos leva a obcecar padrões inatingíveis que serão responsáveis por aniquilar a satisfação na vida.

Jesus diz “busquem primeiro o Reino de Deus e todas essas coisas serão acrescentadas a voces”, nos ensinando onde de fato devemos focar nossa vida e que quando isso acontecer, as coisas terrenas nos serão acrescentadas de acordo com o que Deus tem pra nós. Esse é o único modo de possuir uma vida em plenitude. Somente Ele em todo seu poder, é capaz de nos manter no deleite de viver. O Pai sabe o que precisamos, sabe o que não nos pode faltar e sabe o que é capaz de nos corromper.

A plena satisfação só é capaz de vim de algo impossível de ser perder, impossível de acabar, impossível de ser enganoso, impossível de causar mal; e ao olhar ao redor da vida também é impossível de encontrar algo assim. Impossível por que de fato não há nada na terra pleno e poderoso o suficiente para satisfazer o coração insatisfeito do homem. Deus, o único ser onisciente, onipotente e onipresente é infinito e infinitamente bom; sendo assim, é o único merecedor de obter o trono do nosso coração. Incapaz de ser mau ou desejar a injustiça, o Altissímo possui um amor infindável que é capaz de nos resgatar do abismo mais profundo que uma alma pode haver de mergulhar. Quando depositamos nossas esperanças, nossas expectativas, nossas metas, nossos sonhos nesse Deus transcendente, a transparência da vida se torna glória e não sacrilégio.  Precisamos enteder que viver é real, sem filtro e sem cortes. Somos pessoas de verdade, acordando dia após dia para ultrapassar os obstáculos da vida e que seja assim, nessas circustancias que sejamos fortalecidos, e nossos olhos mantidos abertos para a beleza de uma vida normal sem grandes reviravoltas que enfrentaremos.

Que Deus por sua infinita misericórdia, nos ajude a guardar nossos corações nEle, nos mantendo firmes na plena sartisfação da Sua pessoa para que assim possamos gozar a vida como um presente majestoso dado por Ele. Sejamos nós simples donas de casa, levando uma vida pacata em sua cidade natal, ou sendo viajantes pelo mundo conhecendo as mais diversas beleza da criação. Toda forma de viver para quem manter o coração em Deus é louvável, é satisfatória, é gloriosa.

Com a graça de Cristo,
Nathalie Teofilo

Comentários