Assim como Pedro, quase afundei

Assim como Pedro, quase afundei


Nos últimos dias, o Senhor tem falado muito comigo a respeito da história de Pedro, da sua vida e principalmente do seu comportamento como discípulo. As ideias são tantas que Inclusive, esse texto seria para abordar outro assunto em relação a minha semelhança com Pedro, mas ao ler a primeira base bíblica que iria usar, resolvi desviar o conteúdo dois dedinhos e escrever sobre algo que Deus me falou há alguns minutos atrás.

Mateus 14: 25-32 Jesus anda sobre as Águas.

Nesses versículos popularmente conhecidos, vemos os discípulos de Cristo em um barco um tanto quanto distante da terra firme, encarando um forte vento que soprava contra o mesmo. Jesus decide então se aproximar do barco andando sobre as águas do mar. Algo muito comum, claro. Quem nunca? Era madrugada, os homens enfrentavam a preocupação de controlar a situação diante das ondas e do vento, quando viram aquela figura em pé, na água se aproximando do barco. Claro que ficaram aterrorizados. Ouvi dizer (tem na Bíblia) que chegaram a pensar que fosse até um fantasma. Mas Jesus trata logo de esclarecer o mal entendido e manda a rapaziada se acalmar. Pedro, ainda um tanto cético, diz: Senhor, se és tu mesmo, manda eu ir ao teu encontro sobre as águas. Jesus, então respondeu: Pois vem, macho. (Sim, foram essas palavras)

No texto bíblico, podemos extrair a informação de que Pedro, recebeu uma ordem/ direcionamento de Cristo. Ele foi? Sim, ele foi. Foi bem sucedido? Infelizmente, não. Houve solução para seu desespero? Sim. CRISTO. Pedro prontamente, saiu do barco e andou sobre as águas. Mas o vento estava forte demais, ele  tirou sua atenção de Cristo e passou a reparar na situação de perigo em que se encontrava, certamente ficou com medo e começou a afundar na água pedindo socorro a Jesus. Imediatamente, Jesus não permite que ele afunde e o salva.

Falando exclusivamente dessa situação, eu poderia ir no cartório agora mesmo e mudar meu nome para Simão Pedro Teofilo (eu decidi manter meu sobrenome porque eu gosto dele, espero que não se importem), pois de fato já me vi na mesma situação não literal. Eu constantemente peço o direcionamento de Jesus para encarar todas as áreas da minha vida. Você também, né? (Espero que sim).

O Senhor, em sua infinita misericórdia. Estende suas mãos e nos diz “vem”, “vai”, “faz”, “agora” ou “é isto” em algumas situações e decisões que devemos tomar em nossas vidas. Cheios de empolgação, nós dizemos “se tu mandou Senhor, eu vou”. Mas logo nos deparamos com ventos muito fortes em meio ao direcionamento de Cristo para nossas vidas e assim como Pedro, ficamos aterrorizados, perdemos a fé e começamos a afundar. Mas se aquele direcionamento veio de Cristo, Ele, em sua abundante fidelidade, não nos deixará submergir nas águas.

Leia o texto bíblico e repare que quando Jesus diz “vem” ele não acalma o vento e as ondas. Ele diz “vem” do jeito que a situação está e a situação permanece complicada até jesus salvar Pedro e entrar no barco. Quando Deus nos direciona para realizar algo em nossas vidas não significa que será sem turbulência, não significa que não precisaremos encarar fortes vendavais só porque o mandamento veio de Deus. Por muitas vezes em nossa caminhada cristã, teremos que lutar contra o vento e jamais deixar de acreditar que por mais crítica que a situação esteja, se Deus disse “vem ou vai” Ele é quem irá nos sustentar diante das complicações que certamente aparecerão. Manter os olhos fixos em Cristo, na certeza de que você está realizando a vontade Dele na sua vida mesmo diante de fortes ventos de dor e frustração se chama FÉ.

Após Jesus salvar Pedro, ele não esconde seu descontentamento e indaga: Por que você duvidou, homem de pequena fé? Se Pedro que estava diante de Cristo, vendo sua face ainda sim duvidou, quanto mais eu que se quer consigo confortar meu coração em Cristo quando lembro dos diversos problemas que enfrento no dia-dia.

A mensagem que esse texto se preocupa em passar é a de que não importa os vendavais que estamos enfrentando em nossa vida terrena, se o que estamos fazendo é de fato algo que Ele nos mandou fazer, Ele nos sustentará mesmo diante de tudo. Jesus nunca nos prometeu uma passagem calma pela terra, mas sim o destino certo, um final feliz. Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. (João 16:33) Se Deus confiou a você esse filho, não importa quão complicada seja sua gravidez, você passará por ela. Se Deus te colocou em um cargo eclesiástico, não importa os vendavais que você está vivendo na congregação, Deus o fará atravessar. Se você tem um sonho que de fato é uma promessa de Deus, Ele o realizará no tempo Dele e do modo Dele. O Senhor não baseia nossos caminhos e conquistas de acordo com nossos interesses mas sim de acordo com os DELE para que Ele venha ser glorificado. Nesta poção bíblica Pedro pede para Jesus provar sua identidade realizando um milagre e graças a falta de fé de Pedro ele não conclui sua caminhada sobre as águas. Jesus queria apenas conceder o desejo de Pedro? Claramente não. Ele queria ser glorificado, através das maravilhas que somente o Filho de Deus seria capaz de fazer. Mesmo com o ato de incredulidade de Pedro, podemos aprender que os planos de Cristo não foram frustrados, pois ainda sim Jesus o salvou, acalmou o vento e entrou no barco e no versículo seguinte nós lemos que todos os discípulos o glorificam dizendo “Verdadeiramente tu és o Filho de Deus”. Seja lá o que Deus mandou você fazer, a finalidade disso antes de tudo é a glória dele e não o mero desejo do seu coração. Descanse em paz no nosso Senhor pois ele quem é o provedor e sustentador da nossa trajetória cristã e tudo o quanto nos for confiado na terra é primeiro de interesse Divino antes de qualquer coisa.


Que o conforto do amor e da fidelidade de Cristo permaneça ardendo em nossos corações.

Nathalie Teofilo.





Comentários