Vivendo em pureza


VIVENDO EM PUREZA

Para os puros, todas as coisas são puras; mas para os impuros e descrentes, nada é puro. De fato, tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas.
                                                                                                                                                         Tito 1:15



Entregar a vida para Cristo requer renúncias, nascer de novo, adotar valores que não tínhamos antes e quem sabe, a pureza seja um dos aspectos mais difíceis de lidar nessa nova vida. Claro, acreditamos que Jesus pode restaurar vidas e nos libertar das cadeias espirituais que fomos aprisionados durante anos. Cristo pode nos fazer nascer de novo, não importa quão afundados no pecado já fomos. A pureza, sem dúvidas, é um dos aspectos da nossa vida que Jesus restaura, mas Ele não apaga da sua mente tudo o que você fez. Sempre se pegará pensando nas coisas que fazia e que não agradava ao Senhor. Lembre-se: há pecados passados que sempre virão à tona na sua memória. Eu, por exemplo, me mantive afastada do Senhor durante anos e, obviamente, assumi atitudes que não condizem nenhum pouco com os valores cristãos. Tive relacionamentos nos quais a relação sexual era comum e, quando me reconciliei, esse foi o aspecto em que eu mais tive dificuldade, não por não consegui deixar de praticar. Eu consegui e isso não foi difícil para mim, difícil mesmo era se manter pura.

A pior parte de tentar se manter pura era não me sentir pura.  Por mais que eu tivesse mudado de vida e nem por um segundo tivesse dado a chance da minha mente pecaminosa me levar a cair, ainda me sentia mal.

Recentemente, passei por um momento bastante difícil em relação a isso, uma crise profunda que devastou meu emocional. Passei dias sem conseguir orar, ler a bíblia, não saia de casa nem queria ver ninguém. Chorava todos os dias por me sentir inferior as outras moças da igreja que ainda se mantem puras, a espera de seu futuro marido. Sentia que eu nunca iria conseguir ser como elas e que valia menos por não ser mais virgem. Passei dias em um estado deprimente de complexo de inferioridade. Então, eu lembrei de uma frase do John Piper, já mencionada em um outro texto aqui, que diz: Devemos sempre confiar no poder e no amor de Deus, mesmo na hora mais escura do nosso sofrimento. Prontamente, fui orar. O Senhor falou comigo de uma forma linda e me fez entender o real significado de pureza.

Se abster de relações sexuais não faz ninguém puro. O que te torna puro é você abominar o pecado, é lutar todos os dias porquê o pecado te incomoda. Eu sou pura, a partir do momento em que minhas lembranças pecaminosas me incomodam e penso nelas como algo ruim e não saudade. Quantos jovens, nascidos cristãos e virgens, são entregues a pornografia e alimentam pensamentos pecaminosos por prazer? A virgindade não define a pureza de ninguém, o que te define puro é o Espírito Santo que habita em você te incomodar quanto ao pecado. Quem de fato é puro? O pecador que reconhece e luta contra o pecado, ou aquele que vive de aparência? Você é exatamente aquilo que faz quando ninguém estar olhando.

Talvez, exista mais alguém nesse dilema e eu queria dizer que você não vale menos por isso. Se o seu passado te incomoda, se você não quer mais fazer nem lembrar do que fazia, parabéns, você é puro. Quando Jesus amparou Maria Madalena, Ele disse: Quem não tem pecado, atire a primeira pedra. Ele não se referiu ao pecado de imoralidade sexual, se referiu ao pecado. Porque para Deus, todo pecado é igual, todos somos indignos das misericórdias do Senhor e em seguida, finalizou com “Vá e não peques mais”. Em Tiago 1:14,15,  lemosCada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ser consumado, gera a morte. Somos perdoados, mas é importante nos mantermos firmes no Senhor e lutar contra todo pensamento pecaminoso que queira nos fazer cair. A pureza remete à uma luta diária contra nós mesmos, na qual, só ganhamos a batalha se estivermos firmes no Senhor. E mais uma vez, não esqueça:

“Devemos sempre confiar no poder e no amor de Deus, mesmo na hora mais escura do nosso sofrimento”.
John Piper.

Que a graça do Senhor Jesus esteja com todos vocês.

Nathalie Teofilo

Comentários